Make your own free website on Tripod.com

Guia de episódios

01 - Pokémon. Eu Escolho Você! (Pokémon. I Choose You!)

Finalmente chega o grande dia de Ash Ketchun, da cidade de Pallet, começar sua Jornada Pokémon. Antes porém, ele recebedo Professor Carvalho o seu primeiro Pokémon, o genioso Pikachu. No começo os dois não se deram muito bem, mas após um defender o outro do ataque de um bando de Spearows selvagens, eles se tornaram grandes amigos. Em meio a confusão, a dupla conhece Misty-que teve sua bicicleta detonada depois que Pikachu usou seu Choque doTrovão para dar cabo nos Spearows doidões. E não podemos esquecer que ainda na porta do Centro Pokémon , Ash se deparou com seu grande rival, Gary Carvalho, o neto do Professor Carvalho, que também iniciava sua Jornada Pokémon.

02 - Emergência Pokémon (Pokémon Emergency)

Por causa da dura batalha contra os Spearows, Pikachu ficou muito machucado e enfraquecido. Preocupado Ash leva seu novo amigo para o Centro Pokémon da cidade de Viridian. Mas a Equipe Rocket resolve atacar o CP enquanto o rato elétrico se recuperava. Jesse James e Meowth se apresentam declamando seu lema e avisando que estavam lá para roubar todos os tipos de Pokémon raros e valiosos. Só que para o azar deles, Pikachu, ajudado por dezenas de outros Pikachus, colocou os vilões para correr com um Choque do Trovão superconcentrado.

03 - Ash Pega um Pokémon (Ash Catches a Pokémon)

Com Pikachu recuperado. Ash - agora também acompanhado de Misty que queria uma bicicleta nova - segue em sua jornada. Na floresta de Viridian, o garoto faz sua primeira captura: um Caterpie. Enquanto Ash comemorava, a Equipe Rocket atacava de novo. Entretanto, o novo Pokémon do Treinador impediu que o trio conseguisse roubar o Pikachu. Na sequência, o Caterpie, após o grande esforço que fez, evoluiu para um Metapod.

04 - O Desafio dos Samurais (Challenge of Samurai)

Ainda na floresta de Viridian, Ash enfrenta o aspirante a treinador, o Samurai. Os dois se confrontam em uma batalha Pokémon - cada um deles usando um Metapod. Porém, o duelo é interrompido pela Equipe Rocket, que ainda estava na fissura de capturar o Pikachu. Mas quem acaba salvando o dia é o Metapod de Ash, que dá um basta na nova investida de Jesse, James e Meowth. Como se fosse um prémio, o Metapod evolui para um Butterfree. Já o Samurai decide enfrentar Ash numa próxima vez, depois que ele treinar mais para estar apto a encarar o jovem Treinador da cidade de Pallet.

05 - Exibição na cidade de Pewter (Showdown in Pewter City)

Na cidade de Pewter, Ash enfrenta pela primeira vez um Líder de Ginásio. O duelo entre Pikachu e o Onix acaba empatado. Mesmo assim Brock, o Treinador da Serpente de Pedra, entrega a Ash uma insígnia de Rocha (para entrar no torneio da Liga Pokémon, são necessários oito diferentes). Sonhando em ser o maior criador de Pokémon do mundo, Brock se une a Ash, Pikachu e Misty em suas aventuras.

06 - Clefairy e a Pedra da Lua (Clefairy and the Moon Stone)

A turma conhece o cientista Seymor, o qual conta a eles sobre a Pedra da Lua - mineral guardado pelos Clefairys que faz os poderes dos Pokémon crescerem. Só que a Equipe Rocket sabe sobre a Pedra da Lua e pretende encontrá-la para usos maléficos.

07 - As Flores Aquáticas da Cidade de Celurean (The Water Flowers of Celurean City)

Na cidade de Celurean Ash segue para enfrentar as Líderes do Ginásio local, as Irmãs Sensacíonais, porém as meninas decidem entregar ao Treinador uma Insígnia de Cascata sem luta, uma vez que elas já haviam sido derrotadas por outros Treinadores vindos de Pallet. Para a surpresa de todos, Misty se revela a quarta Irmã Sensacional e resolve enfrentar Ash. Vencendo sua amiga, o Treinador de Pikachu ganha sua segunda Insígnia.

08 - O Caminho para a Liga Pokémon (The Path to the Pokémon League)

Ash conhece A.J, um Treinador banido da Liga por ser rígido demais no treinamento de seus Pokémon. Apesar disso, os heróis descobrem que o garoto amava seus Pokémon, com quem tinha um trato de serem os melhores do mundo a qualquer custo.

09 - A Escola dos Golpes Duros (The School of Hard Knocks)

Ash ensina aos alunos da escola Tech Pokémon que a melhor maneira para se aprender técnicas de batalhas Pokémon é na prática e não na sala de aula.

10 - Bulbassauro e a Vila Escondida (Bulbasaur and the Hidden Village)

Enquanto Ash e Misty tentavam capturar um Oddish e um Bulbassauro (Bulbasaur), Brock cai de uma ponte. O garoto é salvo por Melanie, uma criadora de Pokémon. Para variar a Equipe Rocket ataca, ao mesmo tempo em que Ash e Pikachu capturam um Bulbassauro.

11 - Charmander, o Pokémon Perdido (Charmander - The Stray Pokémon)

Ash ganha um novo Pokémon. Charmander que avia sido abandonado na chuva por seu antigo Treinador e corria risco de vida caso a chama de sua calda se apagasse. Jesse, James e Meowth tentam surupiar Pikachu, mas são vencidos por Charmander.

12 - O Esquadrão Squirtle (Here Comes Squirtle Squad)

A Equipe Rocket convence o Esquadrão Squirtle, um bando de Pokémon que curtia pregar peças, a roubar o Pikachu. Depois de terem conseguido o rato elétrico, Jesse, James sacaneiam forte com os Squirtles. O líder da gangue acaba sendo salvo por Ash. Em gratidão, Squirtle abandona sua trupe, salva Pikachu e se junta a Ash e Cia. em suas viagens

13 - O Mistério do Farol (Mystery at the lighthouse)

Ash pega seu oitavo Pokémon, um Krabby. Só que um treinador só pode levar consigo seis pokébolas. Assim sendo, ele envia sua nova aquisição via teletransporte para o Centro Pokémon de sua cidade, aos cuidados do Professor Carvalho. Ash também aprende com um pesquisador que vivia em um farol, sobre a existência de alguns Pokémon raros, inclusive um parecido com um gigantesco dragão marinho que eles conheceriam naquela noite.

14 - A Exibição do Choque Elétrico (Eletric Shock Showdown)

Na cidade de Vermilion, Pikachu apanha feio do Raichu do Líder do Ginásio local, o sargento Surge. Durante sua recuperação no Centro Pokémon, Pikachu se recusa a usar uma Pedra do Trovão para evoluir para um Raichu. Convicto que venceria seu adversário com suas próprias forças, o roedor elétrico volta a enfrentar o Pokémon do sargento Surge. Usando sua rapidez e agilidade, Pikachu vence seu oponente e Ash ganha sua terceira Insígnia.

15 - A Batalha a Bordo do St. Anne (Battle Aboard the St. Anne)

A Equipe Rocket arma mais uma para roubar alguns Pokémon. O trio distribuiu para vários treinadores passagens gratuitas para um lindo Cruzeiro. Só que quando todos estivessem a bordo, eles lhes tomariam seus Pokémon. Ash e seus amigos também são convidados. Ao descobrirem o plano, os heróis convencem os demais treinadores a contra-atacarem. Porém o navio começa a afundar com todo mundo dentro.

16 - O Naufrágio Pokémon (Pokémon Shipwreck)

O navio naufraga com Ash, Pikachu, Misty, Brock e a Equipe Rocket dentro. O pessoal resolve dar uma trégua para escapar do navio. O atrapalhado James, resolve usar a Magikarpa que havia comprado para tirar todos de lá, porém a situação só piora: o Pokémon evolui para um Gyarados irado e ataca a turma, que acaba escapando por um triz.

17 - A Ilha dos Pokémon Gigantes (Island of the Pokémon)

Após o naufrágio, Pikachu e os demais Pokémon são separados de seus Treinadores em uma mistériosa ilha. Todo mundo acaba se encontrando quando estavam fugindo de alguns Pokémon gigantes que aparecem. O mais interessante desse episódio, é que ele é mais centrado nos Pokémon que aparecem conversando entre sí em sua curiosa língua. "Pika...Pika...Chu...Chu"; "Squirtle...Squirtle..."; "Charmander...Charmander...".

» » » INÉDITO « « «

18 - Feriado de Aopulco (Aopulco no Kiujitso)

Após saírem ilesos da Ilha dos Pokémon Gigantes. Ash, Misty, Brock e Pikachu conseguem chegar em Aopulco, uma ilha conhecida como o melhor ponto turístico do mundo. Eles resolvem tirar seu merecido descanso, mas acabam entrando em mais confusões. Quando passeavam pelo cruzador emprestado por Ryu, um velho administrador de um quiosque marítimo, eles acabam avariando a embarcação. Para pagar o concerto, elesdão uma mãozinha para divulgar o quiosque, e ajudar o velho a levantar dinheiro suficiente para quitar sua dívida com a dona do quiosque, concorrente, a ambiciosa Baba. Para piorar, surge a Equipe Rocket, agora disfarçada de garçons e fazendo um bico no quiosque da Baba, para poder pagar as despesas do conserto do submarino dela, que eles arruinaram. A mãe de Ash e o Professor Carvalho que por coincidência, estavam de visita a Aopulco, aconselharam Ash e sua turma a tentar recuperar os clientes no Concurso de Beleza que estava para ser realizado lá. Não deu outra! O plano foi um sucesso, o quiosque do Ryu prosperou, e a Equipe Rocket se deu mal novamente.

Comentário - O "Concurso de Beleza Feminina" é o provável motivo da censura deste episódio na versão americana. Nem tanto pelas belas garotas que desfilavam de maiô, e sim pelo fato do James (ao lado) também participar disfarçado de mulher. Ele aparece de biquíni, e com seios maiores até do que os de Jesse! Aopulco também é palco do episódio seguinte, o 19 (Tentacool e Tentacruel), porém, com o nome de Porta Vista. Baba, a vilã do capítulo, é prima da ricaça Nastina, que aparece no episódio seguinte (lembra que ela caiu sobre uma mulher no final da história, e ninguém entendeu o porquê?!).

 

19 - Tentacool e Tentacruel (Tentacool and Tentacruel)

Divertido episódio narrado no melhor estilo dos seriados japoneses tipo Ultraman. Os Tentacools estão correndo o risco de terem seu habitat natural destruído pelo progresso humano. Para se vingarem, eles atacam a cidade de Porta Vista comandados por um gigantesco Tentacruel. Aproveitando as circunstâncias, a Equipe Rocket tenta capturar os Tentacools, o que só piora a situação. Graças a Misty, que convence os Pokémon a não destuírem Porta Vista, tudo termina bem.

20 - O Fantasma do Pico da Donzela (The Ghost of the Maiden's Peak)

Primeiro grande clássico da série. Ash e sua turma ficam sabendo sobre a lenda do Pico da Donzela, onde uma bela garota espera pelo retorno de seu amado por toda a eternidade. O caso é que o fantasma da tal Donzela deixa Brock e James apaixonado. Mas Ash descobre que na verdade a garota não passava de um Gastly, um Pokémon Fantasma disfarçado de assombração.

21 - Adeus Butterfree (Bye Bye Butterfree)

Outro grande capítulo do seriado. Neste ´pisódio, Ash, Misty, Pikachu e Brock ajudam Butterfree a conquistar uma outra Butterfree durante a temporada de acasalamento. De quebra, a galera do bem ainda impede a Equipe Rocket de capturar centenas de outras Butterfrees que procuravam por outras parceiras ou parceiros.

22 - Abra e o Show Paranormal (Abra and the Psychic Showdown)

Ash e Pikachu não conseguem vencer a Líder de Ginásio Sabrina, pois ela usava com grande destreza seus Pokémon psíquicos Abra e Kadabra. Os heróis, então, ficam sabendo que para vencê-la terão que ter um Pokémon Fantasma, o único com poderes para detonar um Paranormal.

23 - A Torre do Terror (Tower of Terror)

A turma de Ash encara as travessuras de três Pokémon - Gastly, Haunter e Gengar - que assombram uma torre. Depois de descoberto, Haunter decide ajudar os heróis a derrotar Sabrina.

24 - Haunter e Kadabra (Haunter and Kadabra)

Ash volta ao Ginásio de Sabrina para desafiá-la novamente. Só que Haunter desaparece na hora da batalha. O herói fica sabendo da origem dos poderes de sua adversária através do pai dela. Haunter reaparece, salva Pikachu da Equipe Rocket e ainda vence a luta contra Sabrina, simplesmente fazendo-a rir.

25 - Primeape Endoidece (Primeape Goes Bananas)

O jovem treinador Pokémon tenta capturar um Mankey. Mas ele só consegue tomar várias hordoadas na orelha. O mesmo acontece com a Equipe Rocket. No final, Ash consegue vencer o Pokémon lutador (que evolui para Primeape) com o seu Charmander.

26 - Perfume de Pokémon (Pokémon Scent-sation!)

Por não ser chegado em perfume, Ash é mandado fora do Centro Pokémon/Loja de perfumes da cidade de Celadon. Disfarçado de Asfiley pela Equipe Rocket, o garoto tenta entrar no PC, porém Pikachu estraga o seu disfarce. No final, Ash encara Erica, a Líder do Ginásio de Celadon e seu Gloom, um Pokémon cujo principal golpe é expelir um gás fedorento contra seus oponentes e em pessoas em quem não confia.

27 - Soneca Hipnótica (Hipno's Naptime)

Na cidade de Hop-Hop-Hop, Ash e seus amigos ajudam a oficial Jenny a desvendar o mistério por trás do desaparecimento de várias crianças e do adormecimento de inúmeros Pokémon. Já a Misty é "agraciada" com um novo Pokémon: o sempre com dor-de-cabeça Psyduck!

28 - Na moda dos Pokémon (Pokémon Fashion Flash)

Ash e seus amigos estão andando pela Rua das Tesouras ou ainda conhecida pelo nome da Alameda dos Criadores, nela existem vários salões para Pokémons. Brock, ansioso, procura muito e acaba encontrando o salão da mais renomada criadora Pokémon, Suzie. Brock muito tímido quer ser seu discípulo, mas ela não aceita pois diz que ainda não é uma boa criadora. Ela tem um Vulpix, um Pokémon que parece ser uma gracinha mas é muito poderoso e muito premiado. Misty não gosta só da beleza interior dos Pokémons e acaba indo para o salão Rocket (nome familiar não?), Lá ela quer mudar a aparência de seu Psyduck, mas é ela que acaba sendo emperiquitada. Misty acaba sendo seqüestrada pela equipe Rocket, mas Psyduck avisa Ash. Nesse momento Ash está ajudando a demonstrar que os Pokémons ficam mais fortes se forem cuidados com amor, e não só com roupas da moda. Ash vai ao encontro de Misty, e acaba lutando com a equipe Rocket. Geodude e Pikachu perdem a batalha, mas Suzie utiliza seu Vulpix e derrota a equipe Rocket (até Misty é queimada durante a batalha). No final Misty muda sua idéia sobre a beleza interna e externa dos Pokémons, e Suzie parte para uma jornada Pokémon em busca de mais conhecimento. Ela acaba deixando Vulpix com Brock, que fica muito feliz por ter ganho esse importante Pokémon.

29 - O Pokémon lutador (The Punchy Pokémon)

Ash avista um Pokémon lutador, Hitmonchan, e tenta capturá-lo. Ele manda Pikachu enfrentá-lo, e dá umas aulinhas rápidas para Pikachu conseguir vencer. Mas Pikachu é nocauteado, e Ash descobre que Hitmonchan tem um treinador, Anthony. Ele faz um treinamento bem duro para Hitmonchan conseguir ganhar o Grand Prix P-1, o campeonato de Pokémons lutadores. A filha do treinador, Rebecca, pede à Ash para que ele entre no campeonato e vença, para que seu pai volte a ter atenção com a sua família. Ash aceita e inscreve seu Primeape no campeonato (mesmo sabendo que Primeape é meio selvagem) e Brock inscreve seu Geodude. Logo no início Ash salva Primeape de levar um tombo na sua luta, e com isso, firma a amizade entre eles. A equipe Rocket planeja vencer o campeonato para conseguir dinheiro vendendo o prêmio, um cinturão de ouro, e rouba um Hitmonlee, outro Pokémon lutador bem forte conhecido como o demônio dos chutes. Geodude perde, mas Primeape consegue ir até a final contra Hitmonlee. A equipe Rocket tenta trapacear, mas Pikachu descobre a armadilha e acaba salvando Primeape, que vence Hitmonlee. No final Anthony pede para Ash cuidar de Primeape, pois vê nele um grande futuro, e também promete que vai tomar mais atenção com sua família. Nisso Ash se despede de Primeape.

30 - Faíscas Voam pelo Magnemite (Sparks Fly for Magnemite)

Ao chegar numa cidade infestada de indústrias, completamente vazia. Pikachu fica doente de repente, soltando raios sem parar, e é levado para o Centro Pokémon. A enfermeira Joy diz que é apenas um resfriado e com isso Ash se tranqüiliza. Nesse momento falta luz na cidade, e os Pokémons do Centro podem morrer sem os aparelhos que os deixam sobrevivendo. Nossos heróis vão até a Power Plant da cidade, e descobrem que não há energia, pois muitos Grimers, Pokémons de tipo meleca (imagine o cheiro...), fecharam um duto de água que faz girar as turbinas para fazer energia. Ash e seus amigos são cercados por Grimers, mas um Magnemite, que se apaixonou pela eletricidade excedente de Pikachu, com a ajuda de outros Magnemites e Magnetons (a forma evoluída de Magnemite) ajudam nossos amigos a fritar os Grimers. No final Ash captura um Muk, a forma evoluída de Grimer, e o manda para o professor Oak... Que maldade hein Ash? O laboratório de Oak está fedendo até agora.

31 - Em Busca dos Digletts (Dig the Digletts)

A caminho de Fuchsia City Ash e seus amigos encontram uma construção de uma barragem que está sendo destruída pelos Digletts, um Pokémon tipo minhoca. O mestre de obras pede à Ash para que ele tente acabar com os Digletts, e diz que ele chamou treinadores do mundo inteiro para detonarem os Digletts. O prêmio era uma estadia grátis num hotel, e quando Gary chega Ash entra na disputa. Todos treinadores jogam todos seus Pokémons contra os Digletts, mas os Pokémons nem saem da Pokébola. Isso dura um bom tempo até que muitos desistem, inclusive Gary, e vão embora. De noite, Pikachu leva Ash para descobrir a causa dos Pokémons não saírem da Pokébola. Os Digletts na verdade constróem florestas, e com a construção de uma barragem a floresta seria inundada. Enquanto isso, a equipe Rocket consegue evoluir seus Pokémons... De uma maneira bem engraçada, eles começaram a chorar em cima de Koffing e Ekans, que evoluem para Weezing e Arbok. A equipe Rocket enfrenta Ash, e quase ganha se não fosse a ajuda dos Digletts e dos Dugtrios (a forma evoluída de Diglett). O mestre de obras vendo a causa dos Digletts destruírem sua obra, decide parar com a construção, Com o mistério resolvido, nossos heróis partem em sua jornada

32 - Os poderes do Pokéninja (The Nima Poké-Showdown)

Perto da cidade de Fuchsia, nossos heróis encontram um castelo japonês no meio da floresta. Dentro, eles descobrem que nesse castelo tem um clã de treinadores ninjas de Pokémon. Ash enfrenta a irmã do líder, mas, a luta principal é contra o líder, Koga. A luta vai equilibrada, Koga utiliza Pokémons venenosos e Ash tem um pouco de trabalho. A equipe Rocket aparece querendo roubar Pokémons no meio da luta, mas o Psyduck de Misty mostra seu valor usando seus fortes golpes psíquicos. Depois disso Ash continua sua batalha contra Koga, e vence ganhando a Insígnia da Alma. No final, Koga e sua irmã ficam impressionados com o poder de Psyduck e tentam fazer de tuda para trocá-lo com Misty, mas no entanto ela decide continuar com seu Psyduck.

33 - A Pokécorrida (The Flame Pokémon-athon)

No caminho para a Zona Safari, Ash, Misty e Brock passam por uma fazenda Pokémon, o Rancho P. Pokémon. Nela encontram sua dona, Lara Larame, uma famosa treinadora e corredora Pokémon. Ela tem uma importante corrida Pokémon para participar, mas seu rival, Darlo, contrata a equipe Rocket para estragar os planos de Lara. Ela, numa emboscada da equipe Rocket, acaba quebrando o braço. Mas ela arranja um jeito de sua Ponyta competir na corrida. Ash vai correr com ela. No dia seguinte começa a corrida, até Pikachu, Misty e Brock estão competindo, respectivamente em Squirtle, Starmie e Onix. A corrida é difícil e a equipe Rocket prepara várias armadilhas durante o percurso. Mas mesmo assim, Ash consegue vencer, evoluindo Ponyta para Rapidash no final.

34 - O Filho de Kangaskhan (The Kangaskhan Kid)

Chegando na Zona Safari, nossos amigos tentam capturar alguns Pokémons. Mas uma policial Jenny avisa que é proibida a caça. A equipe Rocket está planejando roubar Kangaskhans, um tipo de Pokémon raro, mas sempre um menino estragava tudo! Bem, esse menino não era Ash, e sim Tommy, um menino que vive na bolsa de um Kangaskhan como se fosse seu filho. Um casal de aventureiros chega na Zona Safari procurando seu filho perdido há alguns anos atrás, enquanto faziam um safari. Nossos amigos descobrem que esse menino é Tommy! A equipe Rocket volta com um novo plano querendo roubar os Kangaskhans, mas dessa vez Tommy não consegue impedir. Seus pais num ato de bravura caem com seu helicóptero no robô da equipe Rocket. Que tristeza... Mal acharam seu filho e morrem... Mas no final eles aparecem e decidem viver com Tommy no seu local preferido, a Zona Safari.

» » » INÉDITO « « «

35 - A Lenda de Dratini (Miniryu no Densetsu)

Ash e seus amigos entram na Zona Safari, um lugar onde a captura de Pokémon é permitida livremente. Ali, eles encontram-se com o velho Kaizer, o administrador local. No escritório do velho, a turma se depara com um fotografia de um Dratini, um Pokémon Dragão lendário, e o Kaizer, quando era jovem. Ash se interessa pelo Dratini e quer averiguar a existência dele. Porém, o velho é contra, e acaba negando-se a responder as insistentes perguntas do Ash.

Comentário: Este episódio tem uma ligação direta com os episódios 33 e 34, pois acontece dentro do Safari Zone. O nome original do Pokémon desta história, Dratini, é Miniryu. Ele é mencionado no episódio 37, como o Pokémon que a Equipe Rocket não conseguiu capturar. Aliás, quando é que eles conseguem capturar alguma coisa?.

» » » INÉDITO « « «

36 - A Gangue das Bicicletas (The Bridge Bike Gang)

Depois da Zona Safari nossos heróis chegam em outra cidade, e descobrem que lá tem uma ponte que servirá de atalho para a próxima cidade. Mas para a tristeza deles pela ponte, ainda não acabada, só passam bicicletas! E como eles não têm, eles vão se recuperar no Centro Pokémon. Lá Joy pede para Ash levar medicamentos para um Shellder doente na cidade do outro lado da ponte, a Cidade do Sol. Ash aceita e pega emprestado três bicicletas com Joy. Só que Ash às vezes não tem sorte... Na ponte existe uma gangue de bicicletas, que tentam impedir a passagem de Ash. Eles entram numa batalha Pokémon, mas nesse momento a equipe Rocket chega, e relembra seu passado na gangue de bicicletas. Eles são adorados pela gangue e pedem para todos atacarem Ash, mas Jenny os salva. Ash continua atravessando a ponte, mesmo caindo a maior chuva. Infelizmente de novo a equipe Rocket ataca, mas Ash acaba levando a melhor. Ele conta que precisa entregar um medicamento para um Pokémon, e com isso a gangue ajuda Ash, escoltando-os até o Centro Pokémon. Com isso Ash termina mais uma missão.

37 - A Mansão Misteriosa do Ditto (Ditto's Mysterious Mansion)

Nossos heróis para se proteger de uma chuva entram numa casa muito misteriosa. Lá eles encontram um Pikachu, de rosto bem engraçado, e um clone de Ash. Bem, mas na verdade eles são Ditto, um Pokémon com capacidades de imitar qualquer Pokémon, e Duplica, sua treinadora e dona da Casa da Imitação, uma casa de shows. Mas a casa de shows está fechada pois mesmo com o talento de Duplica, Ditto ainda não consegue transformar seu rosto. Ash entra numa batalha com Duplica para ver quem vence, a cópia ou o original, mas Ditto acaba dando uma surra em Bulbasaur. Duplica conhece todos golpes de todos Pokémons, por isso a cópia venceu. Nesse momento chega a equipe Rocket querendo roubar o Ditto. Eles acabam roubando, e forçam Ditto a se transformar num Dratini, para eles poderem enganar o chefão da equipe Rocket. Ditto não imita rostos, mas com o tratamento "especial" da equipe Rocket ele acaba conseguindo. Mas nesse instante, Misty, Duplica, Ash e Brock entram dizendo o lema da equipe Rocket (é muito engraçado... eles até erram). Depois da tentativa da equipe Rocket de fugir, nossos heróis acabam conseguindo resgatar Ditto, e Duplica reabre sua Casa da Imitação, pois Ditto já imita rostos.

» » » INÉDITO « « «

38 - Porigon, O Guerreiro do Cérebro Eletrônico

Até que enfim Ash e o outros chegaram em Matcha City. Mas, por causa da longa viagem, Pikachu, que vinha tendo um ótimo desempenho nas batalhas, agora está totalmente cansado e sem condições de continuar a Jornada. Ash leva seu Pokémon ao Centro Pokémon da cidade para ser tratado. Porém ao chegar lá, percebe que há um estado de pânico no CP. Devido ao Sistema de Transferência de Pokébola, os Pokémon raros que deviam ser enviados do Centro, ora não chegavam ao destino, ora acabavam sendo trocados exastivamente. Para poder salvar o Pikachu a tempo, Ash e os demais resolvem investigar o motivo do mal funcionamento do equipamento, entrando furtivamente no centro de pesquisa do Professor Akiabara, o mesmo que desenvolveu o sistema, pois suspeitaram do semblante um tanto estranho dele. No mundo virtual, os heróis se deparam com um tipo de Pokémon bem diferente: Porygon.

Comentário: Este episódio foi aquele que foi acusado de causar convulsões nos telespectadores, e que gerou uma grande polêmica em torno do desenho. Após sua exibição , em 16 de setembro de 97, a série foi interrompida por alguns meses, retornando em 16 de abril de 98.

» » » INÉDITO « « «

39 - O Adeus de Pikachu (Pikachu's Goodbye)

Ash, Misty e Brock descansam numa floresta. Nela Pikachu encontra vários da sua espécie e tenta fazer amizade com eles. Depois de todos ficarem com medo de Pikachu, um pequenino Pikachu faz com que todos percam seu medo. Depois de Pikachu ser aceito, Ash entra e estraga tudo... Pikachu morre de tristeza pois queria ter mais amigos... Mas aquele mesmo Pikachu pequenino está em perigo e Pikachu consegue salvá-lo, ficando de novo amigo de todos Pikachus. De noite Pikachu muito alegre fica cantando com seus novos amigos. Ash com isso pensa que Pikachu decidiu deixá-lo, e fica muito triste. Vendo tantos Pikachus a Equipe Rocket chega e tenta roubá-los. Mas Ash e Pikachu salvam todos de serem capturados. De manhã Ash parte sem Pikachu, pensando que ele quer continuar na floresta com seus novos amigos... Mas Pikachu reaparece e continua sua jornada com Ash! Isso que é amizade verdadeira!

» » » INÉDITO « « «

O Natal de Jynx (Rougela no Christmas)

Chegou o Natal. As crianças do mundo inteiro estavam ansiosas por esta data. Aliás, não só as crianças, mas a Equipe Rocket também. Eles estavam elaborando mais um plano mirabolante, que consistia em capturar o Papai Noel para poder roubar todos os presentes que estavam destinados às crianças. Jesse sabia que o Papai Noel era um adversário do qual não se podia descuidar, pois ela tinha más lembranças do Natal de dez anos atrás. Nessa época, Jesse, que era uma linda garotinha, estava em sua cama esperando ansiosa a vinda de Papai Noel, entretanto não foi o que apareceu. Algo como um Pokémon psíquico, carregando nas costas um saco de presentes e usando um chapéu de Papai Noel foi o que ela viu.

Comentário: Este episódio, que havia sido programado para ser após o incidente do capítulo 38, acabou ficando fora da seguência original, devido a interrupção da série. Quando retornou ao ar, a aventura continuou a partir dos 40 (Irmãos da Pesada), e não do 39, pois ficaria muito estranho um episódio com tema natalino ser exibido fora de época. Assim, a opção foi transformá-lo em um especial para TV, exibido aleatóriamente em 5 de outubro de 98, no Japão.

» » » INÉDITO « « «

40 - Os Irmãos da Pesada (The Battling Eevee Brothers)

Nossos amigos estão andando numa floresta quando encontram um Eevee preso numa árvore. Eles percebem que Eevee tem um dono, pois na sua coleira está escrito onde ele mora. Seu dono mora na cidade que é conhecida por ter muitas pedras de evolução, Chegando na casa de Mikey, o dono do Eevee, está acontecendo uma grande festa da evolução. Os irmãos de Mikey (que têm um Flareon, Jolteon, e Vaporeon, as evoluções de Eevee), querem que ele escolha logo que evolução Eevee terá. Eevee tem três evoluções diferentes usando-se pedras, mas Mikey quer ser um treinador mesmo é de Eevee, pois ele é seu amigo. Seus irmãos não entendem, pois acham que a força dos Pokémons está na evolução. A Equipe Rocket aparece e rouba todos Pokémons (menos o Psyduck... que discriminação!) e até a comida da festa. Horsea, um dos Pokémons de Misty, enquanto está sendo levado pela equipe Rocket faz uma trilha com seu Jato de Tinta. Chegando no esconderijo da equipe Rocket os irmãos de Mikey tentam lutar por ele, mas acabam perdendo. No final Eevee mostra seu valor derrotando sozinho a equipe Rocket, e com isso os irmãos de Mikey entendem sua decisão de treinar Eevee.

41 - Acorda, Snorlax (Wake Up, Snorlax)

Ash e seus amigos estão com muita fome, mas eles acabam chegando numa cidade que está em falta de comida. Eles descobrem que essa falta se dá, pelo fato do rio estar seco e não irrigar as plantações. Como gratidão pela ajuda do prefeito, eles partem para a nascente do rio para ver se descobrem algo. Chegando lá, eles descobrem que tem um Snorlax dormindo, impedindo que o rio passe. Depois de várias tentativas até com a ajuda da equipe Rocket, que na verdade quer capturar Snorlax, eles falham em retirar Snorlax da nascente. Até Psyduck dá um beijo em Snorlax para despertá-lo... Só que eles encontram uma placa embaixo de Snorlax dizendo: "Em caso de emergência, toque uma Poké-flauta para me acordar.". Eles se lembram de um velhinho na estrada que tinha uma Poké-flauta e procuram por ele. Depois do velhinho acordar Snorlax aparece outro problema: a nascente está ainda presa por vários espinhos. Só que com muita fome Snorlax come os espinhos e faz com que o rio volte a passar pelo seu leito.

42 - Batalha na Cidade Sombria (Showdown at Dark City)

Ash e seus amigos chegam em uma nova cidade, a Dark City. Nela há uma briga entre dois ginásios para ver qual se tornará o ginásio oficial da cidade, o ginásio Yas, com seu mais forte Pokémon sendo Scyther, ou o Kas, que tem Electabuzz como principal. Só que essa briga não se restringe aos Pokémons, as pessoas estão numa verdadeira guerra. Ash é convidado a participar do Yas, e ele aceita para ver como é lá. Vendo que o líder o Yas tinha pensamentos muito maldosos Ash decide não entrar no seu time, mas isso lhe custará caro. O líder do ginásio Yas manda seu mais forte Pokémon, Scyther. Mas, sem querer, Scyther quebra um vidro de catchup que Pikachu segurou o episódio inteiro (é verdade, Pikachu adora catchup), e acaba cego pelo catchup, ficando furioso. Com isso Ash descobre que Scyther odeia a cor vermelha e ele se aproveita para ir embora. Ash então arma um plano para fazer com que Scyther e Electabuzz (que também não gosta de vermelho) lutem contra seus chefes. O plano dá certo, e depois uma Joy chega com o resultado de qual será o ginásio oficial. Nenhum dos dois... E com isso os chefes ficam mais irritados ainda com Ash...

43 - A Marcha dos Exeggutors (The March of the Exeggutors)

Ash e seus amigos chegam numa cidade que está em festa. Ash e Brock caem na gandaia, e Misty se separa deles (pois acha que eles estão pagando o maior mico). Misty acaba encontrando Melvin, um mágico muito ruim que conta com a presença do Pokémon Exeggcute como ajudante. Misty decide ajudá-lo, pois sua última assistente se demitiu. No show, que conta com a presença de Brock e Ash na platéia, a maioria dos números são ruins. Só no último Melvin acerta... Ou quase acerta. Ele quase põe fogo no circo! Ash tenta ensinar alguns truques para Melvin utilizando seus Pokémons. Mas Melvin acaba hipnotizando Ash com seu Exeggcute. Melvin força Ash à levá-lo para o meio da floresta para capturar uns Exeggutor, a forma evoluída de Exeggcute. Só que dá tudo errado e os Exeggutor partem ferozmente em direção da cidade (até com a equipe Rocket hipnotizada no meio deles). Mas Melvin com sua varinha de fogo e Charmander conseguem parar os Exeggutor. E no final Charmander acaba evoluindo para Charmeleon.

44 - O Problema com Paras (The Problem with Paras)

Meowth está com muita febre, mas Jesse e James nem estão aí com ele. Mas Cassandra, uma jovem muito bela, passa e ajuda Meowth. Ele acaba se apaixonando por ela. Ash, Misty e Brock querem comprar poções, mas a avó de Cassandra assusta eles, Cassandra decide fazer uma luta Pokémon com Ash, mas Paras, seu Pokémon, é muito fraco... Até com uma cuspidinha de Squirtle ele perde! O objetivo dessa luta para Cassandra é fazer com que seu Paras evolua para Parasect, e com o cogumelo de Parasect ela planeja fazer uma super poção Pokémon. Mas depois de perder ele foge para a floresta. Lá ele encontra Meowth, que quer fazer de tudo para ajudar Cassandra. Ele arma várias lutas falsas e faz com que Paras fique mais corajoso. Quando Cassandra encontra Paras percebe que ele está diferente e ele próprio dessa vez quer lutar com os Pokémons de Ash. Só que quando Ash manda Charmeleon, parece que ele se esqueceu que Charmeleon não o obedece. Charmeleon parte com tudo em cima da Paras, mas num momento de sorte, Paras vence e acaba evoluindo para Parasect. No final Meowth reencontra Cassandra, mas ele decide ficar com um Persian não ele...

45 - A Canção do Jigglypuff (The Song of Jigglypuff)

Nossos amigos encontram um Jigglypuff na floresta, e Misty decide capturá-lo pois gostou muito dele. Mas esse Jigglypuff não canta, pois está com um problema na garganta. Brock descobriu o problema e acaba ajudando Jigglypuff, mas quando ele vai agradecer Brock e começa a cantar... Todos acabam dormindo! Jigglypuff fica muito zangado, pois ele quer ser uma grande estrela mais ninguém consegue ouvir sua música toda. Com muita raiva Jigglypuff pega uma caneta e risca o rosto de todos. A equipe Rocket planeja gravar a voz de Jigglypuff para fazer uma cidade inteira adormecer, assim poderão finalmente roubar algo, mas como sempre eles falham (eles até pagam o mico de cantar uma música). Ash leva Jigglypuff na cidade para ver se lá todos dormirão com sua música. De novo todos dormem, e de novo Jigglypuff risca o rosto de todos, mas sem saber Jigglypuff ajudou a cidade. Nela todos habitantes dormiam pouco e brigavam muito, agora depois de dormir um pouco todos ficaram mais alegres.

46 - Ataque dos Pokémons Pré-Históricos (Attack of the Prehistoric Pokémon)

Ash e seus amigos chegam num local onde as pessoas escavam muito, procurando fósseis de Pokémons. Até Gary está lá (mas ele só consegue achar fósseis de excrementos...). A equipe Rocket também quer achar fósseis e acaba explodindo tudo. Só que eles caem dentro de um buraco que se formou, e acabam caindo numa caverna. Lá eles encontram vários Pokémons que deveriam estar extintos. Eles são muito fortes. Um Aerodactyl pega Ash e sai da caverna. Todos treinadores se espantam muito com essa visão (Snap até tira uma foto, a qual você verá no episódio 50). Charmeleon se zanga e evolui para Charizard, mas tudo isso não por causa de Ash e sim para derrotar Aerodactyl. Charizard acaba conseguindo pegar Ash. Nesse momento Jigglypuff chega e faz com que todos durmam, depois riscando a cara de todos como sempre. Isso foi bom, pois assim Jenny faz com que todos pensem que aquele Aerodactyl foi um sonho, fazendo com que pare as escavações. No final Ash acha um ovo estranho e decide guardá-lo.

47 - Uma Operação Chansey (A Chansey Operation)

Ash, Misty e Brock estão descansando, mas Pikachu está com problemas. Ele mal consegue respirar e Ash leva ele para um hospital, pois o Centro Pokémon mais próximo está muito longe. Lá eles encontram um doutor muito doido... Ele parece com Brock, por uma mulher bonita faz qualquer coisa... Ele acaba ajudando Pikachu, retirando uma maçã inteira da boca dele. Joy liga para o hospital informando sobre um acidente com um caminhão de Pokémons. O doutor não está nem aí, mas ele acaba ajudando. Até os Pokémons da equipe Rocket estão no meio do acidente. Na hora de cuidar de um Dodrio o doutor se atrapalha e acaba tomando uma anestesia. Depois de muito trabalho, contando até com a ajuda de Jesse e James, Ash, Misty, Brock e os Pokémons enfermeiros Chansey conseguem ajudar os Pokémons feridos. No final a equipe Rocket acaba tentando roubar todos Pokémons, mas o doutor reaparece e salva nossos amigos.

48 - Sagrado Matrimônio (Holy Matrimony)

Ash e seus amigos acham um cartaz procurando um menino perdido, sendo esse menino muito parecido com James. Um mordomo muito doido aparece e acaba levando nossos amigos para a mansão desse menino perdido. Lá eles descobrem que os pais desse menino morreram, e se ele não aparecer logo ele não vai ganhar a herança, que é uma fortuna. Jesse ouviu isso, e acaba fazendo com que James se apresente. Mas chegando lá ele descobre que era tudo uma armadilha. Na verdade seus pais não morreram, eles só fizeram isso para trazer James de volta para casa e fazer com que ele se case com Gesebel (uma cópia de Jesse). James não quer se casar pois Gesebel impõe muitas regras para ele, por isso ele fugiu quando criança. Gesebel decide fazer com que James se case e luta com ele com seu Vileplume, mas James usa seu Pokémon de infância, seu Growlithe. James acaba queimando Gesebel, e com isso consegue fugir e continuar sua vida na equipe Rocket.

49- O Pokémon Farfetch'd (So Near, Yet so Farfetch'd)

Ash e seus amigos estão descansando numa floresta onde há um Pokémon muito raro, Farfetch'd. Ele é raro pois sua carne é muito apreciada na culinária. Quando Ash e Brock vão buscar água, Misty encontra esse Pokémon e sai correndo para tentar pegá-lo. De repente ele se bate com um menino e sua sacola cai no chão. Sem ela perceber, o menino troca as sacolas. Só mais tarde é que Misty percebe que foi roubada e que perdeu todos os seus Pokémons. Misty vai falar com a policial Jenny, mas ela fala que Misty não é a primeira. Esse mesmo ladrão consegue também dar um golpe na equipe Rocket, roubando todos os seus Pokémon. Psyduck é tão atrapalhado que consegue sair de sua Pokébola e vai até Misty. mesmo ele sendo meio maluco ele consegue levar Misty até o ladrão. Lá ocorre uma luta entre Bulbasaur e Farfetch'd, mas Farfetch'd consegue ganhar. Misty então sem querer manda Psyduck. Mas de tanto Farfetch'd bater com seu graveto na cabeça de Psyduck sua dor de cabeça aumentou, e ele conseguiu dar seu ataque especial, ganhando a luta. Depois dessa o ladrão promete devolver todos Pokémons roubados, e parte para treinar mais seu Farfetch'd, pois antes da luta com Bulbasaur ele pensava que Farfetch'd era fraco.

50 - Quem vai Ficar com Togepi? (Who Gets to Keep Togepi?)

Se lembram do ovo que Ash achou no dia dos Pokémons pré-históricos. Todos estão muito curiosos para saber que Pokémon nascerá daquele ovo. A equipe Rocket acha que nascerá um Pokémon raro, e rouba o ovo. Meowth cuido do ovo como se fosse seu amigo, pela primeira vez vemos o lado bom de Meowth. Ash e seus amigos vão até o esconderijo da equipe Rocket, onde ocorre uma batalha e o ovo acaba chocando na mão de Misty. Dele nasce Togepi, um Pokémon que vive dentro da casca do seu ovo. Meowth acha que foi o que mais cuidou de Togepi, e decide fazer um torneio com Ash, Misty e Brock para ver quem ficará com Togepi. Nesse torneio Meowth faz de tudo para ganhar, só que na última luta com Ash, Pikachu nem faz esforço para ganhar. Ash ganha e deve ficar com Togepi, mas ele só gosta de Misty. Isso porque Togepi quando nasceu viu pela primeira vez Misty, então ele acha que ela é a sua mãe. No final Togepi acaba ficando com Misty.

51 - O Jardim Misterioso de Bulbassauro (Bulbasaur's Mysterious Garden)

Ash manda Bulbasaur enfrentar um Rhyhorn. Depois de levar um golpe duro na cabeça ele com toda sua determinação acaba ganhando. Depois dessa luta Bulbasaur fica mal, suas costas começam a brilhar. Ash leva ele até o Centro Pokémon, onde a Joy o examina. Ela percebe que Bulbasaur está sendo chamado para o festival de evolução. Esse festival ocorre todo ano, e é nele que os Bulbasaurs evoluem. Mas esse festival nunca foi visto por um humano, por isso não sabem se é real. De noite Bulbasaur vai, e mesmo contra sua vontade acaba sendo levado por outros Bulbasaurs. Pikachu viu tudo e vai contar a Ash. Ash (que estava sonhando que tinha 1000 insígnias), parte para ver o festival. De longe eles observam tudo. Na hora da evolução o jardim começa a florescer, e no centro surge um Venusaur. Depois de muita cerimônia, os Bulbasaurs evoluem para Ivysaurs, menos o de Ash. Só que sem querer evoluir ele provoca a ira do Venusaur. Ash vai salvar seu Bulbasaur mesmo sabendo que não pode ter humanos no festival. Nesse momento a equipe Rocket chega e começa a sugar todos Ivysaurs pelo seu balão. O Bulbasaur de Ash mostra seu valor soltando seu golpe mais forte, Raio de Sol, acabando com a festa da equipe Rocket. No final o Bulbasaur de Ash não evolui e o Venusaur acaba entendendo.

» » » INÉDITOS « « «

52 - Batalha Violenta no Festival de Bonecas Pokémon (Gekitó! Pokémon Hina-Matsuri)

53 - Encontro de Todos. É o Dia da Criança (Kodomo no Hi da yo Zen'in Shugô)

Estes dois episódios são espéciais para TV, sem ligação com o desenvolvimento da série. Tratam-se de histórias isoladas, exibidas seguidamente em julho de 98, com uma hora de duração. Ambos contém informações sobre o especial feito para cinema do Pokémon.

» » » INÉDITOS « « «

54 - A Unidade Canina (The Case of the K-9 Caper)

A Equipe Rocket consegue colocar a Unidade Canina de Growlithes, treinada pela oficial Jenny, contra nossos heróis. Mas antes de atacar, os Pokémon lembraram de todo carinho que sua Treinadora lhes deu desde seu nascimento e se voltaram contra Jesse e James - para pânico total de Meowth.

55 - Fotógrafo Pokémon (Pokémon Paparazzi)

Ash enquanto está descansando observa algo de errado na floresta. Era Snap, um fotógrafo de Pokémons. Snap foi contratado pela equipe Rocket para "capturar" Pikachu, mas o que a equipe Rocket não entendeu é que Snap vai capturar em filme... Snap fica amigo de Ash, Misty e Brock e até os convida para a sua casa. Quando Ash e seus amigos vão embora, Snap fica escondido atrás para ver se consegue tirar alguma foto de Pikachu. A equipe Rocket cavou um buraco como armadilha e nossos amigos caíram. Quando Snap vai salvá-los o chão do buraco se rompe e Ash cai com Pikachu num rio. Snap corre para salvá-lo e estraga até sua câmera no salvamento, sendo sua câmara seu bem mais importante. Nesse momento a equipe Rocket aparece e rouba Pikachu, mas Ash é mais esperto e consegue botar a equipe Rocket para correr. No final Ash fica muito amigo de Snap, e junto de Misty e Brock eles continuam sua jornada.

56 - O Teste Final (The Ultimate Test)

Após serem reprovados nos testes e nas batalhas Pokémon de admissão para a Liga Oficial Pokémon, Jesse e James armam a maior balburdia na escola. Ash que fora vencido pelo professor nas três batalhas que tomou parte, usa seus conhecimentos para colocar a Equipe Rocket para correr.

57 - O Segredo do Centro de Criação (The Breeding Center Secret)

Ash e seus amigos fazem uma pausa em sua jornada. Eles vêm um comercial sobre um centro de criação Pokémon, no qual qualquer Pokémon que seja colocado lá, com um tratamento de muito amor, podem evoluir e até ficarem novinhos em folha. Misty coloca seu Psyduck para ver se isto é verdade mesmo. Depois nossos amigos encontram um cozinheiro, que diz que dará comida de graça para quem lhe mostrar seu Pokémon preferido...o Psyduck (que bom gosto não?). Misty volta correndo no centro de criação Pokémon para pegar de volta seu Psyduck mas a porta está trancada. Eles entram pelos fundos e percebem que esse centro é um farsa. Snap tira algumas fotos para ter como prova. Na verdade os Pokémons são presos e mandados para o chefe da equipe Rocket. Nesse momento chegam Jesse, James e Meowth, querendo roubar os Pokémons sem saber que esse centro era um plano dos novos integrantes da equipe Rocket... Butch e Cassidy, que acabam prendendo todos e mandando para a policial Jenny, dizendo que eles são ladrões, somente Misty, Togepi e Pikachu se salvam. Misty se lembra da máquina fotográfica de Snap, e de manhã entra no centro para buscar Psyduck, enquanto isso Pikachu acha a máquina. Misty leva as fotos para Jenny, que acaba soltando Ash, Brock e Snap. Eles vão para o centro acabar com a trama de Butch e Cassidy. Cassidy manda seu Raticate, mas Ash frita ele com Pikachu. Jenny acaba prendendo os verdadeiros culpados. Nossos amigos acabam ganhando a refeição grátis por mostrar Psyduck ao cozinheiro, e no final, Ash, Brock e Misty vão até a Ilha Cinnabar, mas Snap vai para as montanhas para tirar algumas fotos de Pokémons selvagens.

 

Clique no Pikachu para voltar